OS IMPACTOS PARA AS EMPRESAS

QUAIS OS IMPACTOS DA LGPD PARA AS EMPRESAS?

A Lei Geral de Proteção de Dados altera totalmente o modo como as organizações que trabalham com dados de consumidores tratam as informações que são coletadas. Elas precisarão atender às novas condições legais, e se atentar ao fato de que os titulares terão o direito de cancelar o compartilhamento de suas informações pela empresa a qualquer momento. Portanto, torna-se ainda mais importante a empresa crie um controle sobre todos os dados que circula dentro do seu ambiente, já que uma grande quantidade das informações é de caráter confidencial. Por meio da criação de um processo de gerenciamento eficiente e o auxílio de uma boa ferramenta de gestão, as empresas deverão agrupar todos os dados que possuem de cada cliente e, assim, controlar o que fazer com cada informação. As empresas, principalmente aquelas que detêm e processam grandes quantidades de dados de consumidores, precisam ter muita atenção com a Lei de Proteção de Dados. Entre todos os impactos da LGPD, podemos destacar alguns aspectos, como por exemplo:

1. A abrangência da lei:

Todas as empresas que tratam dados pessoais no território brasileiro deverão seguir às novas normas. É importante lembrar que a lei engloba os dados de todas as espécies que tornem uma pessoa identificável.

2. Necessidade de uma base legal para tratar os dados:

Para que a organização seja capaz de tratar os dados dos titulares corretamente, será necessária uma base legal, com o consentimento de todas as pessoas.

3. Maiores direitos dos titulares:

As pessoas que são donas dos dados passarão a ter um maior controle sobre suas informações e com quem elas serão compartilhadas. Portanto, ela poderá decidir a qualquer momento se quer desistir de fornecer suas informações.

4. Impacto financeiro nos negócios:

A lei terá grandes impactos nos negócios das empresas, já que elas precisaram se reformular para garantir que suas responsabilidades sejam cumpridas. Caso alguma exigência seja ignorada, os prejuízos podem ser altos.

5. Autoridade regulatória:

Para que todas as empresas se adequem à nova norma, uma nova autoridade será criada para fiscalizar a nova lei.