Todas as empresas que coletam dados pessoais precisam ficar atentas a LGPD e algumas ações precisarão ser adotadas dentro das organizações. Desde que foi sancionada em 14 de agosto de 2018, a Lei Nº 13.709, (LGPD) Lei Geral de Proteção de Dados, veio para proteger o consumidor (titular dos dados) de ter seus dados utilizados indiscriminadamente pelas empresas. Portanto, é necessário adotar a partir de agora uma série de medidas físicas, técnicas e administrativas para estarem em conformidade com a LGPD. Sendo assim, preparamos uma lista das principais medidas a serem adotadas. Fique atento:
O encarregado de dados ou DPO é o profissional responsável pela proteção de dados, conhecidos como Data Protection Officer (DPO). Assim, o encarregado ou DPO terá como parte das suas funções atender demandas dos titulares dos dados e orientar funcionários quanto à prática e política de dados da empresa.
Todas as empresas que tratem dados de pessoas físicas, precisaram mapear todos os dados e definir qual será a base legal mais adequada para a finalidade do tratamento pretendido, e em alguns casos específicos será necessário do consentimento do titular dos dados para tratá-los para um fim específico. De acordo com a lei, a forma de consentimento tem de ser clara e não pode estar escondida em uma página oculta.
As empresas devem mobilizar uma verdadeira força de trabalho para identificar, separar e classificar a documentação física e a digital. Além disso, quando tudo estiver organizado, deve-se ordenar um processo de otimização e de gerenciamento de todas essas informações.
É indispensável que as empresas invistam em soluções de TI que avaliem riscos, façam a gestão de dados, garantam a segurança de transferências de dados e controlem o acesso às informações.
As empresas precisarão estabelecer Políticas de Privacidade e Termos de Uso para todas as informações coletadas por processos e canais de relacionamento da empresa.
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Agendar VisitaTrabalhar com dados de clientes no cenário da LGPD é um grande desafio para a maioria das organizações. Confira algumas dicas para começar a se adaptar:
Todo dado coletado de seus clientes precisa passar pelo ciclo de vida. Um acompanhamento de todos os dados desde sua captação até o seu descarte de forma segura e responsável.
Adeque-se